terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Café Tacuba


Nossa primeira janta no México, não poderia ter sido melhor. Antes de viajar, já tínhamos planejados alguns lugares famosos na Cidade do México para conhecer. Para começar os trabalhos, optamos então pelo famoso e histórico Café Tacuba (http://www.cafedetacuba.com.mx).

Assim como Buenos Aires possui o famoso Café Tortonia Cidade do México possui o Café Tacuba.

O Café Tacuba fica no centro, cerca de umas três quadras do Zócalo, uma rua abaixo no mapa do nosso hotel (Hotel Catedral). A rua era bem tranquila à noite, com pouco movimento. O Café Tacuba é quem puxava o movimento.

Chegando lá, nos deparamos com um lugar histórico, quadros na parede e como não podia faltar, os típicos Mariachis (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mariachi



Enquanto o pessoal jantava, eles animavam a noite tocando as músicas típicas mexicanas.

Sentamos numa mesa bem no fundo, com vista quase total pro restaurante


Fomos atendidos rapidamente por uma senhora. Então nos trouxeram o couvert. Uma coisa boa que percebi em todos os restaurantes que fomos na Cidade do México, é que o couvert é sempre grátis e sempre é um pão francês com manteiga.
Aquele molho que veio de "brinde" era de pimenta, muito forte por sinal !
Esta foi a única vez em que a pimenta veio separada, pois em todos os restaurantes que fomos, a pimenta fazia parte dos pratos, não sendo possível optar por "sem pimenta".


Depois da difícil escolha de qual prato mexicano provar, a Júlia optou por tacos "Tacos Especiales Tacuba" que vinham recheados de frango desfiado. O mais interessante, é que a pimenta mexicana não vem separado nos pratos, ela faz parte dessa massa crocante dos Tacos, impossível não conviver com ela. Ao contrário do que pensam, ela era suave dando um gostinho especial ao prato. Percebemos também, como os restaurante mexicanos no Brasil são muito diferentes, pouco se parecem em gosto e aspecto com um típico mexicano.



e eu optei por Enchiladas Suizas:
e para beber, pedimos uma água sem gás mesmo.



Antes de sair, tirei mais umas fotos do local:





Nosso primeiro jantar na Cidade do México custou:  

Tacos Especiales --> $ 110  pesos mexicanos
Enchiladas suizas -->  $ 160 pesos mexicanos
Botella de agua -->      $ 22  pesos mexicanos

total  $ 292 pesos mexicanos (algo em torno de R$ 47 reais). Realmente um preço muito bom comparado ao Brasil, ainda mais para jantar num restaurante histórico.

No México, a taxa de serviço eles chamam de "propina", e te perguntam quanto você quer pagar. Não existe uma regra de porcentagem, o cliente é que define, podendo pagar diretamente pro garçom em dinheiro vivo.


Terminado nosso jantar, regressamos para o hotel, estávamos cansados depois de viajar cerca de 11 horas de avião naquele dia. Na saída, em direção ao nosso hotel passamos por uma imensa fila na rua, era uma boate bem simples do tipo "povão", mas com som altíssimo na rua e grande atrativo de público na calçada, isso a poucos metros do Café Tacuba. O caminho de volta até o hotel, levou menos de 10 minutos.




Café Tacuba 
Tacuba 28, Centro, Cuauhtémoc, 06010 Ciudad de México, Distrito Federal, México +52 55 5512 8482





Caso você tenha alguma dúvida, crítica, sugestão não abordada neste post ou queira as fotos em tamanho maior (por exemplo), por favor, entre em contato pelo e-mail  mvrod@live.com

If you have any questions or doubts, please, send me an e-mail   mvrod@live.com

Um comentário:

  1. Boa noite marcos, achei a cidade do méxico muito simpática e o seu blog é bem completo gostaria de deixar meus parabéns e dizer q seu blog despertou minha vontade de conhecer la DF del México.

    ResponderExcluir