quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Pirâmides de Teotihuacán

No dia anterior(segunda-feira dia 17/12/2012), já planejávamos em ir nas pirâmides de Teotihuacán (http://pt.wikipedia.org/wiki/Teotihuacan). Eu tinha lido na internet como ir de metrô até a rodoviária da Cidade do México e de lá pegar um ônibus até Teotihuacán. Descobrimos então na recepção do hotel um folder de uma agência de turismo que levava os turistas para lá.

O passeio ocorre todos os dias, pagamos cerca de R$ 450 pesos (algo em torno de R$ 75 reais por pessoa) pelo passeio. A van passava em vários hotéis, pegando os turistas que haviam comprado o passeio para aquele respectivo dia.

O pagamento pelo passeio era realizado na própria recepção do hotel, e eles se encarregavam de fazer o contato com a agência de turismo. Na terça-feira então, enquanto não chegava o horário combinado da van nos buscar no nosso hotel, saímos a tirar algumas fotos nas ruas em volta.

A rua ao lado do nosso hotel era a República do Brasil:

Placa sobre o Centro Histórico da Ciudad de México

Eu na época, funcionário de uma distribuidora de energia elétrica, não poderia deixar de tirar fotos dos fios de luz nas ruas:

às 09:00 da manhã, já tinha um povo olhando o ski artificial no Zócalo:

Estava friozinho nesse horário, nem vento tinha:

Cactus ao lado da Catedral Metropolitana

Estação para abastecer os carros elétricos:

Na rua do nosso Hotel, existe um famoso colégio chamado Antiguo Colégio San Idelfonso (www.sanildefonso.org.mx) que atualmente é um museu.

Não chegamos a entrar, mas as visitas são pagas ($ 45 pesos mexicanos).

Em frente ao Colégio San Idelfonso, avistamos novamente o Templo Mayor e a Catedral Metropolitana ao fundo.

Táxi na Cidade do México:

Teotihuacán , fica a nordeste da Cidade do México, o trajeto até lá levou cerca de 1 hora de van, algo em torno de 40 km.
Chegando perto das pirâmides, fomos conhecer um local que polia pedras.

Primeiramente tivemos aula sobre o Agave(http://pt.wikipedia.org/wiki/Agave), uma planta utilizada na fabricação da famosa Tequila e com outras utilidades como fabricação de fios e papel.

Depois fomos conferir um pessoal trabalhando:

Depois tivemos uma sessão de degustação de tequila, mezcal, licor de nopal na lojinha anexa

Depois disso, fomos então ao sítio arqueológico que fica as pirâmides de Teotihuacán.
Na entrada existem diversas lojinhas, algumas com preço bom para comprar camisetas, lembranças, o segredo é "pechinchar" em dólares

Ao entrar em Teotihuacán, existem várias pirâmides menores e uma grande rua que interliga as pirâmides conhecida como "Calçada dos Mortos".

Teotihuacán, é considerado patrimônio histórico pela Unesco

Vista para a maior e principal pirâmide: a pirâmide do Sol, localizada no meio da calçada dos mortos.

A pirâmide do Sol, tem cerca de 260 degraus, muitos deles altos e estreitos
em alguns pontos da pirâmide existe uma corda central na escada para facilitar a subida.

Vista para a pirâmide da Lua a partir da pirâmide do Sol

A última parte da pirâmide do Sol, estava interditada para estudos arqueológicos, subimos até o máximo permitido.

Saímos da pirâmide do Sol e fomos em direção a pirâmide da Lua.
O guia turístico tinha combinado com nós determinado horário na saída que existe ao lado da pirâmide da Lua. Na calçada dos mortos, em direção a pirâmide da Lua existem diversos vendedores, porém, eles são muito chatos, eles caminham ao seu lado e colocam bem na sua cara os produtos que eles estão vendendo.
A solução  para despachar eles é oferecer um valor muito abaixo do que estão cobrando, pois aí eles desistem.

Chegando na pirâmide da Lua

Vista para a calçada dos mortos e para a pirâmide do Sol, a partir da pirâmide da Lua

A pirâmide da Lua estava interditada bem no início para estudos arqueológicos, o máximo que pudemos subir foi isto.

Saída ao lado da pirâmide da Lua, com mais lojinhas. A dica é deixar para comprar nessas lojinhas, pois os preços são melhores e os vendedores aceitam maiores pechinchas. Eu comprei camisetas do México para a família por $ 50 pesos mexicanos cada uma (menos de R$ 9 reais cada camiseta). É ao lado direito nesta saída que se encontram os sanitários,
ou então lá na entrada na primeira parte que existem as lojinhas.

O passeio dentro de Teotihuacán durou cerca de 2 horas , achei muito mal planejado pelo guia turístico. O ideal é durar umas 4 horas pra poder ver bem tudo. Então nos levaram para almoçar num restaurante que fica atrás da pirâmide da Lua.

Ficamos cerca de 1:30 no restaurante, eu particularmente não gostei dessa parte
pois poderíamos ter aproveitado mais tempo dentro do sítio arqueológico.
Não era um lugar caro (apesar de ser afastado e ter parceria com os guias turísticos).

Pela praticidade em ir e voltar, além da parte da degustação e polimento de pedras, o valor de R$ 75 reais ficou muito bom, com certeza uma experiência inesquecível. Vá bem preparado fisicamente para subir nas pirâmides, pois a caminhada pela Calçada dos Mortos é longa, além de ter que subir  e descer várias escadas na Calçada do Mortos, a subida na pirâmide do Sol exige considerável esforço, principalmente nos primeiros degraus que são bem altos e estreitos.

O retorno para o nosso hotel levou cerca de 1 hora.  Na Cidade do México não tem hora de "pico", toda hora é hora de pico, devido a grande quantidade de pessoas (8,9 milhões só na Cidade do México) o trânsito é quase sempre caótico. Já o metrô passa a cada minuto, conseguindo dar vazão ao grande público.

Caso você tenha alguma dúvida, crítica, sugestão não abordada neste post ou queira as fotos em tamanho maior (por exemplo), por favor, entre em contato pelo e-mail  mvrod@live.com

If you have any questions or doubts, please, send me an e-mail   mvrod@live.com