sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Cineteca Nacional e Museu Frida Kahlo


Ao retornar para o nosso hotel após o passeio no Xochimilco, decidimos ir conhecer a Cineteca Nacional (http://www.cinetecanacional.net) que fica no bairro Xoco, ao sul da Cidade do México, cerca de 5 km do Estádio Olímpico.

Saímos do nosso hotel, e pegamos a linha 02 (linha azul) na estação Zócalo, desembarcamos então na estação Hidalgo que fazia conexão com a linha 03 (linha ouro). Fomos então até a estação Coyocán.
A partir da estação Coyocán, fomos caminhando pela avenida Real Mayorazgo, nesta rua havia muitos engravatados almoçando em banquinhas de Tacos mexicanos.

Continuamos caminhando então até a uma das entradas da Cineteca Nacional 




k







Pátio principal da Cineteca Nacional














Existiam 10 salas de exibição de filmes









Uma parte da Cineteca ainda estava em construção, não chegamos a verificar o custo para ver os filmes, mas acredito que alguns sejam gratuitos.



Saímos dali por volta das 17:00 pela outra entrada (que estava em obras), pegamos a avenida Centenário  e caminhamos por cerca de 5 quadras até a rua Londres, viramos à esquerda e caminhamos mais uma quadra até chegarmos ao famoso museu(http://www.museofridakahlo.org.mx)  da pintora Frida Kahlo (http://pt.wikipedia.org/wiki/Frida_Kahlo). Esta é a casa que ela viveu, que posteriormente foi transformada em museu 4 anos após a sua morte.

Uma outra curiosidade, é que a Cidade do México é a cidade com maior número de museus no mundo.





Para entrar pagamos $ 75 pesos mexicanos por pessoa (algo em torno de $ 13 reais).
Para tirar fotos dentro do museu, era necessário pagar mais $ 60 pesos mexicanos.



pátio interno do Museu Frida Kahlo










Diego Rivera e Frida Kahlo




















Optamos por não comprar o direito de tirar fotos dentro do museu, que mostram basicamente vestidos utilizados pela Frida, a cama que ela dormia, seus utensílios para a pintura,etc.

Caso tenha interesse em conhecer a história dessa tão famosa pintora mexicana, existe um filme de 2002 com o nome "Frida".


Museu Frida Kahlo 
Londres 247,  Coyoacán04100 Ciudad de México, Distrito Federal, México+52 55 5554 5999

http://www.museofridakahlo.org.mx










Saímos dali e fomos caminhando pela Avenida Río Churubusco, até a Avenida Universidad, onde ficava a estação do metrô. Na esquina dessas duas avenidas, existe um shopping. Paramos ali para dar uma olhada na loja Sanborns e demais.

Decidimos retornar para o centro por volta das 20:00, foi uma péssima escolha, pois era o horário de término de expediente de trabalho viemos muito apertados no metrô, e na hora de descer na estação Hidalgo foi um caos, um imenso empurra-empurra, tanto de quem estava tentando sair como de quem tentava entrar no metrô. Acredito que levamos 1 minuto nesta grande confusão para conseguir sair do metrô.


De volta ao centro, optamos mais uma vez por ir em um restaurante mexicano.
Na esquina da  Tacuba com a República Brasil existe um restaurante Mexico Viejo, olhamos o cardápio pelo lado de fora e percebemos que não existia Burritos no cardápio. Questionamos o garçom e ele nos disse que isso não era um prato típico de lá (talvez não seja da Cidade do México) e indicou o concorrente, poucos metros depois. E realmente, de todos os restaurantes mexicanos que fomos, só este tinha burritos.

Fomos então conhecer o Le Bisquets Bisquets Obregón (http://www.lbbo.com.mx).
Por fora parecia uma lancheria, pois tinha doces expostos na vitrine.
E estava cheio, tivemos que esperar um pouco até desocupar uma mesa.






Desta vez o couvert inicial veio pão francês e molho de pimenta.



A Júlia então pediu um Burrito Integral ($ 60 pesos mexicanos)
 (essa pasta verde em cima da alface, se eu não me engano era guacamole)



E eu então resolvi pedir um Huarache com Bistec ($ 92 pesos mexicanos).
Isso era um enorme bife macio coberto de queijo ralado com molho de pimenta.
Embaixo do bife vinha uma camada tipo de massa, acho que era massa de tortilla.

Com a água ($20 pesos mexicanos) esta janta custou $ 172 pesos mexicanos (algo em torno de R$ 28 reais). Com certeza um valor muito em conta pela qualidade da comida, ainda mais sendo o único restaurante que encontramos que serviam burritos.


Los Bisquets Bisquets Obregón

Tacuba 85, Centro, Cuauhtémoc, 
06040 Ciudad de México
Todos os dias das 07:30 até 22:30










Caso você tenha alguma dúvida, crítica, sugestão não abordada neste post ou queira as fotos em tamanho maior (por exemplo), por favor, entre em contato pelo e-mail  mvrod@live.com



If you have any questions or doubts, please, send me an e-mail   mvrod@live.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário