domingo, 1 de dezembro de 2013

Conhecendo a Cidade do México 


Deixamos nossas malas no Hotel Catedral, resolvemos então sair para conhecer os pontos turísticos. Por cerca de dois meses, fiquei planejando quais seriam os pontos turísticos que devíamos visitar. Fiz um caderninho na qual com o nome de cada ponto turístico, e qual o caminho a seguir no mapa do Google a partir do hotel para chegar ao destino, no caso do metrô, explicando em qual estacão descer,qual linha pegar, etc. Uma coisa que facilitou muito a viagem, foi olhar as ruas antes no Google Street View, antes de viajar parecia já conhecer o centro por inteiro, de tanto "caminhar" nas ruas pelo Google Street View.

Tomamos então a rua Donceles,  a mesma do hotel e fomos para o lado esquerdo.
Passamos pelo Teatro Municipal:



Ao final da rua Donceles, chegamos numa grande avenida a Lázaro Cardenas, e encontramos o prédio histórico dos Correios mexicanos:




Do outro lado da rua, ficava o Palácio de Bellas Artes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Palacio_de_Bellas_Artes), considerado o principal teatro de ópera da Cidade do México.



A entrada no mesmo, era permitida até determinado ponto:




Saindo dali, resolvemos atravessar a rua e caminhar por uma rua exclusiva para pedestres, uma rua com cerca de 700 metros, cujo nome é Francisco Madero.
Nos deparamos com um prédio antigo e muito famoso na Cidade do México, a Casa dos Azulejos (http://es.wikipedia.org/wiki/Casa_de_los_Azulejos), um prédio com cerca de 200 anos.

Dentro da Casa dos Azulejos, existia uma famosa rede de lojas chamada Sanborns que vendia de doces a bijuterias. Além de possuir um restaurante (que jantamos na nossa última noite na Cidade do México)









Como podem ver, a decoração Natalina já fazia parte do lugar e de todos os outros que visitamos. Uma coisa curiosa do ritmo de vida na Cidade do México é que eles tem costume de fazer as refeições bem tarde, às 15:00 horas, por exemplo, o povo recém estava chegando pro almoço (normalmente o café da manhã deles é até o meio-dia).

Saindo da Casa dos Azulejos, bem em frente é avistada um dos maiores prédios do México: a Torre Latino Americana, considerada o primeiro arranha-céu do México.
O prédio possui cerca de 43 andares, e a entrada para subir até o último andar custava cerca de 60 pesos (algo em torno de R$ 9 reais)


Continuamos nossa caminhada pela Francisco Madero em direção ao Zócalo, passamos por muitas lojinhas e duas igrejas. Os mexicanos são bem devotos, e igrejas não faltam pelo centro da Cidade do México.






Depois caminharmos os 700 metros da Francisco Madero, chegamos no principal ponto turístico da Cidade do México, o Zócalo, conhecida como  uma das maiores praça do mundo. Porém, diferente do comum, esta é uma praça seca, não possui árvores. No centro dessa praça fica uma enorme bandeira mexicana tremulando.

(a imagem abaixo foi obtida do Google de modo a facilitar a visão geral de cima da praça)

A foto que tiramos abaixo foi na quarta-feira dia 19/12, um dia que o tempo estava nublado, na qual havia montado tipo uma descida de Ski na neve

Na frente do Zócalo, fica a Catedral Metropolitana da Cidade do México (http://es.wikipedia.org/wiki/Catedral_Metropolitana_de_la_Ciudad_de_México)



Me chamou muito a atenção essas bicicleta-táxis (ou estariam mais para moto-táxi ?)



Na calçada da Catedral Metropolitana, encontramos de tudo um pouco.
Olhando a mesma de frente, ao lado esquerdo temos a avenida República del Brasil, na calçada da Catedral neste lado tinha muitos banheiros químicos, e muita gente vendendo bugigangas no chão (canecas, caveiras, camisetas, etc), além de muito vendedores queimando ervas e fazendo rituais (o quê ajudava muito a disfarçar o cheiro causado pelos vários banheiros químicos colocados na calçada).

Na calçada da frente da Catedral, encontramos muitos vendedores de comida. Tacos mexicanos eram colocados amontoados em cestos de madeira, custavam cerca de $ 5 pesos mexicanos (algo em torno de R$ 0,80 centavos de real )




Caso você tenha alguma dúvida, crítica, sugestão não abordada neste post ou queira as fotos em tamanho maior (por exemplo), por favor, entre em contato pelo e-mail  mvrod@live.com

If you have any questions or doubts, please, send me an e-mail   mvrod@live.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário